Iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro

Participação no movimento “Onda Rosa”

O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: no dia 15 celebra-se o “Dia Mundial da Saúde da Mama” e no dia 30 o “Dia Nacional de Luta contra o Cancro da Mama”.

No âmbito da sensibilização da Comunidade para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, o Agrupamento de Escolas de Estarreja desenvolveu as seguintes atividades: 

  • A decoração das Escolas com cartazes, laços cor de rosa ou imagens de ondas rosa com mensagens de sensibilização;
  • A apresentação de um “PowerPoint” e vídeos alusivos ao tema, no ecrã do polivalente (ESE);
  • A criação de um “Laço Humano” no dia 30 de outubro (4.ª feira), das 10h15 às 11h00. Nesse dia, todos os participantes trouxeram uma peça de vestuário ou acessório cor de rosa e, em seguida, criaram o laço humano, contando com a colaboração de alunos de diferentes turmas, dos professores acompanhantes, da Equipa PES, de Assistentes Operacionais e dos restantes envolvidos.

A ação teve um grande impacto na comunidade, sensibilizando professores, pessoal não docente, encarregados de educação e alunos para a prevenção do cancro.

Todos os anos um grupo de assistentes operacionais da Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz faz questão de assinalar o Dia tirando uma foto de grupo, relembrado que é importante a tomada de consciência para o cancro da mama, que cada vez mais, afeta particularmente as mulheres de várias idades. Esta iniciativa surgiu após um membro desse grupo ter tido há 11 anos cancro da mama. Esta iniciativa parece não ser nada de especial, no entanto tem vindo a fazer a diferença.

Prof.ra Lúcia Santos