Património cultural na biblioteca escolar de Salreu

A biblioteca escolar de Salreu desenvolveu a atividade “Quem foi Leonardo da Vinci?”, dirigida ao 3º e 4º ano de escolaridade, tendo abordado a sua vida e obra num discurso de primeira pessoa, onde se salientou os seguintes aspetos: a sua origem geográfica, a sua conexão ao Renascimento enquanto elemento criador,  o seu espírito inquisitivo, o seu autodidatismo, a sua experimentação com projetos iniciais (pintura, engenharia), as valências da curiosidade e da observação, as suas variadas profissões (músico, dentista, artista, arquiteto, cientista e acima de tudo inventor), com uma projeção dos esboços originais de descobertas relevantes nos nossos dias (o tanque, o submarino, o parapente, o helicóptero, equipamento de mergulho, paraquedas) e a inconfundível pintura de Mona Lisa. 

Após a exploração da história, o bibliotecário abriu um debate com várias questões, nomeadamente as seguintes: Do que tens medo? Porquê? Já tentaste alguma vez superar esse medo? Preferes pintar, desenhar, usar massa de modelar, desenhar com lápis ou fazer artesanato com papel, cola, etc.? Porquê? Preferias ser cientista, dentista, engenheiro, arquiteto, músico ou inventor? Porquê? Achas que poderias passar 16 anos na mesma pintura? Porquê ou porque não? Quem é o génio mais famoso que consegues imaginar? O que o torna um génio?

Em particular, as turmas do 4º ano de escolaridade participaram ativamente nesta sessão de perguntas e respostas e desenvolveram boas competências de comunicação e de expressão oral. Uma experiência pedagógica muito enriquecedora!

Descobrimos, pelas respostas evidenciadas que os alunos de Salreu adoram ciências, artes (pintura, música, fotografia), história, gostam do texto informativo/a notícia, enfim revelaram-se verdadeiros diamantes, em busca do saber. Até os seus olhos brilhavam com a aura da curiosidade! O fator visual foi também muito importante, na opinião dos alunos, o que corroborou o facto de hoje cerca de 65% dos alunos a nível mundial se afirmarem como aprendentes visuais, tudo pistas importantes para a orientação do trabalho da biblioteca escolar.

Queríamos deixar um agradecimento aos alunos pela ampla participação nesta atividade, a qual revelou credenciais académicas de elevado valor por parte dos alunos, configurando a biblioteca escolar como centro nevrálgico do saber/aprendizagem. 

 

Bibliotecário,

Joaquim Sousa