"Património... O que é?" - DAC 5ºFP

Os alunos do 5ºF, da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, dinamizaram com os seus professores um Domínio de Autonomia Curricular intitulado “Património… O que é?”.

Este projeto teve os seguintes objetivos:

  • Desenvolver a compreensão do conceito de património cultural e natural.

  • Capacitar os alunos a reconhecerem e identificarem elementos do património na sua comunidade ou região.

  • Promover habilidades de pesquisa e apresentação oral.

  • Estimular a expressão criativa relacionada com o património.

  • Integrar a noção de património natural à consciência ambiental.

  • Promover a interação dos alunos com a comunidade local para valorizar e preservar o património.

  • Estimular o pensamento crítico em relação à preservação do património.

  • Proporcionar uma oportunidade para os alunos compartilharem as suas descobertas e projetos com a comunidade escolar.

  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexiva sobre as suas próprias aprendizagens.

 

Com a participação das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, foram apresentados, aos discentes, os conceitos de património cultural e natural. Para tal, foram selecionados alguns exemplos, relacionados com os conteúdos das diferentes disciplinas que, por sua vez, foram alvo de análise, de estudo, de reprodução visual e descrição, em texto escrito. 

Posteriormente, geraram-se QR Code, para acompanhar a exposição do trabalho realizado e partilhá-lo com a comunidade escolar, à entrada da escola, podendo ser consultados com um simples telemóvel pelos alunos e familiares. 

Integrando o projeto no Eco Escolas, será também dada especial atenção ao património natural, com exploração do seu conceito e visita de estudo à Estação Litoral da Aguda e Ribeiras de Gaia.

No dia 1 de março, os alunos puderam ainda usufruir do Museu dos Transportes e Comunicações, da Alfândega do Porto, património nacional, com a sua atividade “Museu Fora de Portas”. O Museu teve a amabilidade de trazer à escola a sua exposição itinerante, acompanhada por uma técnica superior, Dra. Isabel Tavares, que a apresentou aos alunos do 5º F e mais três turmas. Esta exposição pôde ser apreciada por outros alunos da escola, pois ficou disponível uma semana.

No final, podemos concluir que este projeto alcançou os seus objetivos. Não só possibilitou aos alunos cooperar e aprender, abordando conteúdos multidisciplinares diversos, de forma diferente, como também permitiu a aproximação das famílias à escola. Os encarregados de educação puderam ver um pouquinho do que a escola faz, elogiando e motivando os seus educandos para a vida escolar. 

 

A Diretora de Turma do 5ºF,

Sara Lopes