POR TI – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas

POR TI é um programa de promoção de Bem-Estar Mental nas escolas dirigido a alunos, famílias, professores e funcionários, que tem como finalidade o desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados e saudáveis. 

Fruto de uma candidatura realizada pela mediadora do programa EPIS da escola secundária de Estarreja, Dr.ª Beatriz Nunes, fomos selecionados para a implementação do referido programa, que se encontra a desenvolver na escola secundária de Estarreja, sob a coordenação da professora Elizabete Costa do Programa de Educação para a Saúde- PES. No corrente ano letivo decorreram sessões de grupo com alunos e famílias cujo objetivo foi o de aumentar a consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas de doença mental. Estiveram envolvidos alunos do 3º ciclo e famílias. As sessões para os alunos decorreram em formato presencial enquanto a dos encarregados de educação se desenvolveu à distância. A psicóloga Maria Candeias foi a responsável pela dinamização das sessões que decorreram com grande participação e entusiasmo de todos os participantes. Ainda no âmbito desta primeira fase do programa, em outubro de 2023 irá decorrer uma sessão para professores e funcionários. 

Nos próximos três anos letivos (2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026), irá decorrer a 2ª fase do POR TI.  No caso dos jovens, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto para os docentes o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

O POR TI é financiado pela Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra. 

 

Fátima Alçada

(Psicóloga - SPO)