Praticar Cidadania – da teoria à prática | EB Congosta

O regresso à escola é, depois de um período de férias, um acontecimento, esperado por muitos alunos. Livros novos, materiais a estrear, rever amigos e professores, conhecer novas caras…

No nosso regresso à Escola da Congosta, encontramos um elemento novo que não fazia parte deste estabelecimento.

No início, pensando que esse elemento, morava na vizinhança, tentamos que ele regressasse ao seu espaço. Mais tarde, percebemos que ele tinha escolhido a escola como o seu abrigo e os alunos como seus amigos e protetores!

O Bochechas, como, carinhosamente, o começamos por chamar, aparecera ali como que por magia… terá tido uma família que o abandonou, terá sido criado por alguém já velhinho que nos deixou ou, simplesmente, terá fugido de algum sítio que, para ele, não era o seu lar!

Após um conselho de alunos, conduzido pelos delegado e subdelegado da turma 34CG, foi decidido que iríamos proteger, alimentar e fornecer os cuidados básicos veterinários para que, ele, pudesse permanecer na escola, sem colocar em risco a saúde dos utilizadores deste espaço. 

O Bochechas foi acolhido pelos alunos e suas famílias, que apoiaram e colaboraram nesta iniciativa, proporcionando, em comunidade, os cuidados básicos de saúde.

Esta foi uma excelente oportunidade de colocarmos em prática o que aprendemos em cidadania: acolher, ajudar, agir em comunidade, dar sem estar à espera de receber…

O Nosso Bochechas é um gato que adora apanhar Sol, que nos recebe, todos os dias de manhã, com a alegria de quem encontra um amigo e que está sempre presente quando as crianças brincam no recreio.

   

Apresentamos o Eco-Bochechas!

Prof.ª Ana Couto