Prémios conquistados pela ESE - Fundação Ilídio Pinho

DOIS PRÉMIOS DE ÂMBITO NACIONAL PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA DE ESTARREJA

Escola Secundária de Estarreja, mais uma vez em destaque, conquista 2 prémios em Concurso Nacional, 16.ª Edição - Prémio Fundação Ilídio Pinho.

5.º ESCALÃO | ENSINO SECUNDÁRIO

3º Prémio (5.500€) - “CHILL4LIFE” – A Tecnologia ao serviço da saúde”

  • Coordenadora, professora Cristina Ribeiro | Colaboradores/Núcleo principal: Professores da ESE, Rosário Santos e Nuno Branco; ESTGA-UA, Engenheiros, Jorge Melo e Paulo Augusto.
  • Contributos técnicos: Dr.ª Carla Alexandra da Costa Nutricionista de pediatria, consulta interna e externa do Hospital de São João e o Dr. Filipe de Vasconcelos Médico de Família na Unidade de Saúde Familiar Corgo - Vila Real, Médico de Urgência no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Hospital de Lamego
  • Alunos diretamente envolvidos (ano letivo 2018/2019): Catarina Garrido – 12.º M; Inês Maia – 12.º M; Ricardo Cardoso – 10.º L - Domingos Pereira – 10.º L .

4.º ESCALÃO | 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Menção Honrosa (2.500€): “HOMEPLAST-RECYCLE – “Compromisso com o Crescimento Verde”

  • Coordenadora, professora Filipa Vidal | Colaboradores/Núcleo principal: Professor Samuel Pereira.

Pelo quarto ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Estarreja se destaca pela sua dinâmica e ações promotoras da educação para o empreendedorismo.

Uma organização que sendo rica em diversidade, aberta ao diálogo e à exploração de pedagogias diferenciadoras suportadas em práticas alicerçadas nas interligações do conhecimento científico e inovação tecnológica, se impôs nos últimos anos na sociedade educativa, deixando uma marca indelével na educação e formação da região centro.

O estreitamento de vínculos entre a Universidade de Aveiro - ESTGA, tem sido responsável no despertar do conhecimento científico ao nível do saber utilizar, saber elaborar e saber interpretar modelos e representações na abordagem de questões e processos científico-tecnológicos.

Os alunos ligados não só aos projetos premiados, bem como a todos os outros existentes na Escola, puderam aprender a comunicar, a refletir, a investigar e a criar em processos de trabalho cooperativo, competências transversais de uma abrangência tal, com reflexos extremamente positivos no saber participar e interagir num mundo global, altamente competitivo que valoriza o ser-se flexível, criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas do amanhã.

Formar as novas gerações com uma reflexão argumentativa e investigativa num propósito de humanizar a vida e a história do ser humano é um dos principais desafios do Agrupamento de Escolas de Estarreja, pois “sempre que um HOMEM SONHA o mundo pula e avança …”.

_______________________________________

A professora Rosário Santos, enquanto coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, agradece à Câmara Municipal de Estarreja, nas pessoas do Sr. Presidente, Dr. Diamantino Sabina, do Sr. Vereador da Cultura, Dr. João Alegria e do Dr. Hilário Matos, afeto ao Gabinete de Apoio à Vereação, todo o apoio logístico e técnico disponibilizado ao projeto “CHILL4LIFE”.

Sob o desígnio do apoio ao empreendedorismo jovem, este Município tem feito e continua a fazer a diferença, “oferecendo” intervenções/ações que possibilitam a formação de um pensamento crítico na apropriação de uma nova autonomia pessoal e profissional, antecipando e projetando o futuro, ousando na mudança e na definição de um projeto de vida de sucesso.

Um agradecimento especial, ao Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, pelo diálogo, pela frontalidade, pela diferença, pelo compromisso com o rigor, pela discordância, pela preocupação e apoio humano sempre demonstrados.

Aos Serviços Administrativos da ESE pela forma simpática e diligência demonstradas às solicitações que projetos desta natureza reclamam.

 

Bem hajam!

Prof.ra  Rosário Santos

Imagem35.jpg