Prevenção do Cancro

No passado dia 11 de maio ocorreu mais uma sessão do “À conversa sobre…”, desta vez com o tema “Prevenção do Cancro”. O encontro, por videoconferência, promovido pela equipa PES (Programa de Educação para a Saúde) da Escola Secundária, com a preciosa colaboração da equipa PADDE do Agrupamento, foi dinamizado pela Dra. Filipa Breda, médica, que teve a amabilidade de aceitar o convite feito pela equipa PES. 

Esta iniciativa dirigida a pessoal docente, não docente e encarregados de educação contou com a participação de, aproximadamente, 30 pessoas. Os presentes foram informados sobre os fatores de risco, sintomas e formas de rastreio dos cancros da mama, colorretal e do colo do útero. A Dra. Filipa Breda chamou ainda à atenção de todos para a importância da vacinação contra o vírus HPV em raparigas e rapazes, como forma de prevenção primária.

A equipa PES manifesta o seu grande agradecimento à Dra. Filipa Breda, à equipa PADDE do Agrupamento e a todos os participantes, por terem aderido a esta atividade cujo assunto é muito relevante, tendo em conta o elevado número de casos de cancro que afeta a nossa população.

 

Equipa PES,

Elizabeth Marques

Elizabete Costa