Programa: Braço Direito | Um Dia no Teu Futuro!

Um dia com técnicos da Vulcano - Bosch Termotecnologia, S.A. - Cacia

O Braço Direito é um dia no qual os alunos do Ensino Secundário acompanham voluntários no seu ambiente de trabalho e participam nas suas atividades diárias. O voluntário é um profissional que partilha conhecimentos com o aluno que estará ao seu lado, colocando questões, e assim poder compreender melhor a aplicação prática das matérias que aprende na escola e conhecer a estrutura organizacional de uma empresa.

Este ano, um grupo de alunos, do 11ºH do Curso Profissional Técnico de Gestão, aceitou o convite para ser “Braço Direito” de técnicos (voluntários) de diversos departamentos da Vulcano - Bosch Termotecnologia, S.A., em Cacia.

No dia 25 de janeiro, os alunos, Luna Lopes e António Gonçalves tiveram a oportunidade de acompanhar os respetivos voluntários, Dr.ª Fernanda Silva e Eng.º Tiago Teixeira que desempenham funções nos Departamentos: Administrativo (acessos e documentação) e de “Project Manager” (gestão de tempo e orçamento de projetos), respetivamente. 

No dia 26 de janeiro, foi a vez da aluna Maria Carrelha, ser Braço Direito dos voluntários de duas equipas diferentes (“Data Science” - Tratamento e Análise de Dados e “Data Engineering” - Previsão de Vendas), que pertenciam ao Departamento de Engenharia de Dados e que estavam sob a orientação do Sr. Eng.º Nuno Figueiredo.  

Nesse mesmo dia, estiveram no Departamento de Logística as alunas, Soraia Ruela e Carolina Ferreira.  A Soraia Ruela acompanhou o trabalho do Eng.º Francisco Vieira, nas funções de Planeamento e Gestão de Clientes. A Carolina Ferreira esteve com o Coordenador de Logística e responsável pela equipa de expedição (transportes e armazém) e do Controlo de Custos Logísticos, Eng.º João Almeida. E a aluna, Mariana Dias, foi Braço Direito do Eng.º Rui Feiteira, responsável pela Análise de Stocks, encomendas. 

Por fim, no dia 27 de janeiro a aluna Ana Chaves, foi “Braço Direito” do Eng.º Bruno Aires, no Departamento de Compras, responsável por comprar peças para bombas de calor e calcular os respetivos custos. 

 

Testemunho da Ana Rafaela Chaves

“Por um dia, tive a oportunidade de fazer um estágio na Bosch. Esta foi uma oferta da Associação Júnior Achievement Portugal, para as turmas que fazem parte do programa “Empresa”.  No dia 27 de janeiro, fui “Braço Direito” do Eng.º Bruno Aires.  Com ele fiquei a conhecer diversos setores da empresa, em particular de como funciona o setor que ele me deu a liberdade de escolher – Setor das compras.
Neste setor fala-se muito em inglês pois a Bosch tem 440 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países, com parceiros de vendas e serviços em aproximadamente 150 países por todo o mundo.
Na secção de compras, o trabalho tem por base a troca de muitos emails, videoconferências e chamadas telefónicas. O departamento tem mais funcionalidades para além das compras, como sejam o desenvolvimento de produtos e a produção.  As compras das peças não são feitas pelo departamento onde estive, mas sim pelo departamento de logística e de produção.
As apresentações de projetos em desenvolvimento são feitas em PowerPoint e todos os cálculos realizados e respetivas tabelas são feitos em Excel.  Existe a necessidade de dialogarem/discutirem muito uns com os outros para partilharem informações sobre esses projetos. Naquele momento o projeto visava a mudança de uma linha de produção.
Aprendi que quanto mais perto estiverem os fornecedores/clientes menos custos de transporte a empresa terá de pagar. Eles valorizam muito a qualidade, por isso fazem uma avaliação constante dos produtos e dos custos.
O meu tutor esteve também a mostrar a história da Junkers e a parceria que fizeram com a Vulcano.
Visitei a linha de produção dos esquentadores e em toda a linha de produção apreciei também que tem posters com frases motivacionais para os trabalhadores.
Agradeço à Bosch, à JAP e à Escola esta oportunidade, pois tive uma perceção de como funciona o mundo de trabalho.” Testemunho da Ana Rafaela Chaves.

 

Em diálogo em sala de aula concluímos que independente do dia em que fomos recebidos, quando chegámos à empresa dirigíamo-nos à portaria para receber o nosso cartão de visita. Seguidamente tínhamos uma breve formação, com visualização de um vídeo sobre as principais regras Higiene & Segurança no Trabalho, que teríamos que cumprir nesse dia de “Estágio”, também assistíamos a um vídeo institucional, que dava a conhecer a história, a atividade, a missão, visão, valores, e o organigrama da empresa. A voluntária Fernanda Silva, levava-nos a visitar a produção da fábrica, explicava-nos como eram produzidos os esquentadores, as bombas de calor e as caldeiras. Depois cada um de nós seguiu para os respetivos departamentos onde era recebido pelo(s) voluntário(s) que nos iriam explicar as tarefas que desenvolviam e acompanhar durante o resto do dia. No final do dia todos nós recebemos um saco de tecido que tinha um porta chaves, uma caneta e um bloco de notas com o logotipo e o slogan da Bosch #Work Like a Bosch#. E antes de sairmos da empresa tirámos uma foto com o voluntário que nos acompanhou e recebemos o certificado de participação.   

Fomos muito bem recebidos, salientamos a prontidão com que a equipa respondia às nossas dúvidas. Esta experiência enriqueceu os nossos currículos, e sugerirmos a todos que tiverem oportunidade de participar num próximo braço direito a fazerem-no sem hesitação.

Agradecemos à JAP Achievement, à Vulcano - Bosch Termotecnologia, S.A. e à nossa Escola a oportunidade que nos foi concedida, pois esta experiência foi maravilhosa. Testemunho dos alunos: António Gonçalves, Carolina Ferreira, Luna Lopes, Maria Carrelha, Mariana Dias, Soraia Ruela.

 

Coordenadora do Projeto de Educação Financeira do AEE

Prof.ª Fernanda Matos