Projeto Arroz com história… Sementeira do Arroz 2023

No passado dia 11 de maio, a convite da Câmara Municipal de Estarreja na pessoa Drª Sara Marques, o Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria viveu uma experiência sensitiva e única nos campos de arroz do Baixo Vouga: arregaçaram as mangas e as calças, puseram os pés na água e entraram nos terrenos férteis de Salreu, do BioRia Estarreja, participando ativamente no lançar da semente à terra sob orientação do produtor, o sr. Carlos.

A atividade está inserida no projeto “Arroz com história” da CME. De acordo com a Drª Sara Marques, este projeto pretende explorar o cultivo de arroz, através da dinamização de várias atividades ao longo do ciclo de cultivo, como a sementeira, plantação, monda e colheita, impulsionando esta cultura tão típica nestas terras e região. Com a orientação de experientes produtores da região, pretendem-se recordar tempos idos, arregaçar as mangas e entrar [literalmente] nas terras férteis de Salreu e Canelas.

Esta experiência proporcionada pela autarquia, que quer voltar a valorizar a cultura do arroz, em Estarreja, proporcionou aos nossos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria uma vivência in loco e uma perceção de como é realizado o cultivo do arroz assim como as suas características únicas que apenas são possíveis pelo terroir excecional deste território. Nesta pequena aventura, os alunos aprenderam a valorizar este cereal tanto como matéria prima para a execução de pratos como, a difícil tarefa dos produtores em manter viva uma tradição secular.

 

Bem haja a todos! 

Restauração em Ação!

 

A diretora de curso,

Rosa Correia