Projeto de Cidadania 11ºM: Educação para uma Alimentação Saudável e Sustentável | 20 fevereiro 2024

Fazer com que as crianças adotem hábitos saudáveis desde cedo é essencial para que elas consigam desenvolver tanto a saúde mental, quanto a corporal, de forma equilibrada. Isso significa que a criança conseguirá realizar as atividades do dia a dia com um melhor desempenho, visto que o seu sistema imunológico ficará mais fortalecido. Por isso, a alimentação tem um papel fundamental para uma vida saudável, e tratando-se de crianças tem uma proporção ainda maior, pois é a fase de crescimento dos ossos, músculos, tecidos, e o comportamento alimentar nessa fase refletir-se-á em todas as outras etapas do seu desenvolvimento incluindo o desempenho escolar.

É de senso comum que algumas crianças não são grandes adeptas de legumes, por isso, incutir o hábito de comer sopa pode ser uma estratégia para assegurar que comem estes alimentos ricos em nutrientes. Também a água sendo um dos principais componentes da sopa é também um bom argumento a incluir na alimentação das crianças pois é uma boa forma de os manter hidratados.

O objetivo do Projeto de Cidadania do 11ºM - Educação para uma Alimentação Saudável e Sustentável - em articulação com a EB1 de Cabeças é educar e promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis junto dos mais novos e, foi o que aconteceu no passado dia 20 de fevereiro na Cozinha Pedagógica, pequenos e graúdos confecionaram duas sopas: Creme de Cenoura e Abóbora e um Creme de Legumes, grão de bico e espinafres. Sopas coloridas com novas texturas foi uma descoberta para os mais novos e um regalo vê-los a degustar as 2 sopas e, ainda o prato principal também este rico em vegetais e, um queque de cenoura!

Estas atividades práticas revelam-se mais enriquecedoras, motivadoras e promovem a alimentação saudável para todos. A nível pessoal e profissional é uma atividade gratificante e compensadora quando observamos a alegria das crianças e dos adolescentes que permitiram um Almoço diferente, colorido, lúdico e educativo. Foi em todos os sentidos uma atividade deliciosa!

 

A diretora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, 

Rosa Correia