Quem conta um conto... Fixa um instantâneo!

Na sequência de diferentes atividades promovidas pelo Centro Qualifica de Estarreja (e já pelo anterior CNO do Antuã), no sentido de promover a leitura junto dos formandos adultos de diferentes ofertas de qualificação, destacamos agora o trabalho de leitura (re)criativa dos candidatos do grupo 6 de RVCC.

No âmbito da área de CLC, estes candidatos do processo de RVCC - nível Secundário fizeram a leitura do conto “Avó e neto contra vento e areia”, da escritora portuguesa Teolinda Gersão. Efetuaram a leitura do texto e desenvolveram posteriormente várias tarefas a partir de um guião, as quais são integradas nos respetivos PRA individuais. A leitura do conto motivou um dinâmico debate em torno de alguns temas-chave suscitados pela narrativa, designadamente os dilemas com que os idosos – neste caso, uma avó – se deparam, o convívio entre gerações, a valorização das terceira e quarta idades, as situações reais que conhecemos e/ou que vivemos com os idosos.

Um dos desafios lançados aos candidatos foi tirar uma fotografia que, de uma perspetiva pessoal, dialogasse com o conto. Desse trabalho individual resultou a exposição “Quem lê um conto acrescenta… uma fotografia - Olhares a partir do conto “Avó e neto contra vento e areia”, de Teolinda Gersão”. A cada fotografia, o respetivo autor atribuiu um título expressivo e associou uma breve reflexão escrita individual.

A exposição esteve patente em novembro na sala da biblioteca da Secundária de Estarreja, mas está em vias de chegar a outros públicos, como forma de valorizar e divulgar o empenho e a elevada qualidade dos trabalhos dos autores.

Os candidatos e as formadoras de CLC aconselham vivamente a leitura do livro de contos A mulher que prendeu a chuva, do qual este texto foi retirado. E aconselham a visita a uma próxima edição da exposição, pois vale a pena ver e conviver com estes inspirados momentos, fixados num instantâneo fotográfico.

 

Teresa Bagão | formadora de CLC