Rede de Escolas Associadas da UNESCO do AEE - 3ª Edição da Semana do Som

A 3.ª edição da Semana do Som do AEE decorreu de 22 a 26 de janeiro, tendo tido como objetivo celebrar o multiculturalismo e a diversidade linguística. Durante esta semana, a comunidade educativa foi convidada a refletir sobre estas temáticas, em particular sobre o facto de o nosso agrupamento ter um elevado número de alunos oriundos de outros países. As atividades desta semana deram continuidade e expressão ao trabalho desenvolvido nas sessões de exploração da história “The Day War Came”, da autora britânica Nicola Davies, que tiveram lugar na biblioteca da ESE e na Escola EB 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz.

Em 2016, o Reino Unido recusou asilo a 3000 crianças refugiadas que viajavam sozinhas. Na mesma altura, a escritora britânica Nicola Davies soube da história de uma criança refugiada que não tinha sido admitida numa escola porque não havia cadeira/lugar para ela. Estes factos deram origem à história “The Day War Came”. Em português, “O dia em que a guerra chegou” é uma narrativa poética, com ilustrações aparentemente simples, que acompanham a jornada comovente de uma criança que é forçada a tornar-se refugiada quando a guerra destrói tudo o que ela conhece. Nesta história, uma cadeira de sala de aula torna-se um elemento simbólico de pertença, de inclusão e de um lugar onde recomeçar.

Partindo da exploração da história, os alunos de algumas turmas do 10.ºano (turmas B, C+E e P), foram convidados a refletir sobre as dificuldades sentidas pelos colegas que chegam ao agrupamento vindos de outros países e a redigirem mensagens de acolhimento e de boas-vindas dirigidas a esses alunos. Simultaneamente, foi desenvolvido um trabalho nas aulas de PLNM- Português Língua Não Materna (com a colaboração da professora Teresa Bagão), e com alunos de outras escolas do agrupamento (em colaboração com as colegas Cláudia Carvalho e Ana Margarida Sousa), e gravado um vídeo em que, na sua língua materna, relatavam aquilo que tinha sido mais difícil, em termos de integração, bem como o que os tinha ajudado a encontrar o seu lugar entre nós.

Durante a Semana do Som 2024, na biblioteca escolar da ESE, foi possível visionar o vídeo (generosamente editado pelo professor António Regalado) e a cadeira revestida com as mensagens criadas pelos alunos - “The Welcoming Chair”, lembrando que, aqui, há uma cadeira/um lugar para todos. No átrio do polivalente e na entrada da biblioteca, foi possível observar uma instalação artística com cadeiras, que suscitou a curiosidade dos alunos e restantes membros da comunidade escolar, provocando a inquietude e o interesse desejados (esta instalação foi possível graças à colaboração e disponibilidade do professor Luís Santos).

A Semana do Som 2024, promovida no âmbito das atividades propostas pela Rede de Escolas Associadas da UNESCO, bem como as sessões em torno da história “The Day War Came” (a realizar ao longo do presente ano letivo, com a colaboração dos docentes do grupo 330), convidou-nos a celebrar o multiculturalismo e o diálogo intercultural enquanto promotores da inclusão, da tolerância e da paz, lembrando que:

“Aqui, há lugar para todos.”

 

Um bem-haja a todos os que tornaram esta semana possível.

A Coordenadora,

Glória Silva (grupo 330)