Rosa-dos-ventos - Material reutilizável

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal foi solicitado aos alunos das turmas A, B, C e D do 5º ano da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire a criação de Rosas-dos-ventos com recurso aos mais variados materiais reutilizados/recicláveis. 

Os objetivos que lhe estiveram na base foram: estimular o gosto pela disciplina; diversificar estratégias de aprendizagem; desenvolver e promover a criatividade na conceção de trabalhos artísticos com recurso a materiais e técnicas diversas; promover e divulgar os trabalhos dos alunos; estimular o sentido estético e a comunicação no domínio das várias formas de expressão.

Os trabalhos expostos, pela diversidade de materiais utilizados, revelaram a criatividade e a imaginação dos alunos, que os souberam adaptar ao tema tendo, como resultado final, concebido trabalhos muito bonitos. Concomitantemente, a reutilização de materiais permitiu aos discentes pôr em prática alguns princípios da sustentabilidade e da consciência ambiental.

O número de trabalhos poderia ter sido muito maior, contudo é de louvar o entusiasmo, a originalidade, a criatividade e o empenho daqueles que participaram e que foram um incentivo para a promoção de mais atividades deste cariz na nossa escola.

A exposição, que foi montada pelo professor Paulo Quelhas, responsável pelo programa Eco-Escolas, decorreu no átrio do Bloco A por forma a poder ser vista não só por alunos, professores e assistentes operacionais, mas igualmente por todos aqueles que se deslocam à nossa escola, nomeadamente pais e encarregados de educação e outros.

Parabéns a todos os que participaram e que, desse modo, contribuíram para este apontamento pedagógico tão interessante e apelativo.

 

Prof. Eugénia Cardoso (docente de HGP)

Prof. Paulo Quelhas (coordenador Eco-Escolas)