Rumo ao Norte | Guimarães e Douro Vinhateiro Visita de estudo | 11ºD1, D2 e E | 19 e 20 de maio

Nos dias 19 e 20 de maio, realizou-se uma visita de estudo interdisciplinar, no âmbito das disciplinas de Geografia A e História A, ao Douro Vinhateiro, com as turmas do 11ºano, D1, D2 e E. 

A visita teve início com uma subida de teleférico ao Monte da Penha - Guimarães, para se usufruir de um momento de contacto com a riqueza natural do local, área de arvoredo denso bem preservado, pontuada pela imponência do granito, nos seus singulares penedos. Este património natural sensibiliza pela beleza e harmonia, e a partir de um dos seus miradouros consegue-se observa a malha urbana de Guimarães, como também, quando as condições meteorológicas o permitem, a zona costeira mais próxima, localizada a 50 km de distância.

Seguidamente foi uma visita pedonal, ao centro histórico da cidade de Guimarães, excecionalmente conservado, através de um trabalho continuado de boa gestão urbanística, que ascendeu à categoria de Património Mundial, em 2001. Podemos afirmar que a cidade guarda um conjunto arquitetónico de ímpar valor patrimonial, onde a diversidade de tipologias construtivas, marcam as suas diferentes épocas de edificação. Para vivenciar ainda mais este ambiente, este fragmento de cidade, mereceram a nossa visita o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo.

A Casa de Mateus, a sua quinta e jardins, em Vila Real, foram mais um ponto da visita. É possível observar os vestígios dos jardins primitivos, onde as cores e os aromas contrastam com o desenho racional dos jardins de buxo. A horta-jardim, confirma a preocupação em preservar um ecossistema complexo, que respeita os ritmos e as condições de equilíbrio ambiental, através de técnicas biológicas. A Casa de Mateus marca a paisagem desta região, com o esplendor do barroco e reúne um espólio que possibilita entender, os últimos séculos da história de Portugal e da sua relação com o Mundo. 

Por último, esperava-nos o rio, que dá nome a toda esta região, através de um minicruzeiro do Peso da Régua ao Pinhão. Todo o vale do Douro é prova de que o esforço humano bem utilizado, em harmonia com a natureza originam paisagens de uma beleza singular, onde os vinhedos pintam de alegria as suas encostas. As sucessivas gerações de agricultores foram moldando as íngremes encostas do vale do Douro, à custa de um trabalho árduo, para partir o xisto e alisar os terrenos, onde foram sendo cultivados hectares e hectares de vinha, nos carismáticos socalcos, que produzem o tão emblemático vinho do Porto. Nesta viagem Douro acima, foi possível, observar o funcionamento da eclusa da Barragem de Bagaúste ou Barragem da Régua (central hidroelétrica), com um desnível de cerca de 27m, que faz parte do canal de navegação do rio Douro. 

Esta visita de estudo foi planeada com a finalidade de promover a interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade, ao nível das disciplinas que a prepararam, sendo um recurso dotado de inúmeras potencialidades educativas. São as vistas de estudo, uma das estratégias que mais motivam os alunos, dado o seu carácter prático, motivador e propiciador de aprendizagens, em liberdade espacial.  A sua importância passa, também, pela promoção do desenvolvimento das relações interpessoais, consubstanciando-se numa melhoria das relações professor/aluno e aluno/aluno, desenvolvimento de valores e atitudes de sociabilidade, cooperação, respeito e preservação do património histórico, cultural e natural e, desenvolvimento da capacidade de observação, pesquisa e análise, que potenciam a assimilação dos conhecimentos e desenvolvem um conjunto de competências que vão para além dos conteúdos curriculares das disciplinas. É trabalhado um conjunto de valores que faz parte da cidadania, aspeto que deve ser valorizado em qualquer área da educação.

Foram acompanhados pelos professores Fátima Silva, Isabel Reis e Rui Vidal, como professores organizadores, e acompanhados pelas professoras, Rosa Mendonça, Manuela Afonso e Ana Santos. 

O balanço foi bastante positivo, tendo por base o grau de satisfação do grupo de alunos participantes, bem como o bom perfil atitudinal demonstrado pelos mesmos.

 

Os professores dinamizadores,

Fátima Silva, Isabel Reis e Rui Vidal