Semana Eco-Congosta – 3º dia

No 3º dia da Semana Eco, os alunos da EB CONGOSTA foram os DETETIVES DA NATUREZA. Utilizamos a App iNaturalist e estivemos a identificar as plantas existentes no nosso recreio. Esta App ajuda-nos a saber mais informações sobre a biodiversidade (fauna e flora). 

Transplantamos, também, para a nossa Horta Pedagógica, os feijões germinados na sala de aula. Aprender a cultivar de forma sustentável é muito importante para a nossa saúde e para o nosso planeta!

Após a inscrição da nossa escola na GlobalActionsDays2023, tivemos a oportunidade de contactar com atividades publicadas por escolas de todos os continentes. As mesmas, pretendem demonstrar como as nossas ações, coletivas e individuais, sobre a redução da poluição e a promoção do consumo responsável, podem ter um impacto significativo no nosso bem-estar, nas nossas comunidades e no nosso planeta.

Esta dinâmica ajudou-nos a ter consciência da problemática ambiental e a querer saber mais e agir para conseguirmos atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As Nações Unidas declararam 2020 – 2030 a “década de ação”. É urgente travar a crise climática que assistimos!

A Semana Eco foi mais um motivo para comunicarmos a importância de sermos agentes ativos na promoção de um ambiente sustentável!

 

“Os ODS constituem uma oportunidade única e necessária para apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o que será impossível fazer face à emergência climática, à perda galopante de biodiversidade e às desigualdades e assimetrias sociais.”

https://ods.pt/

 

Prof. Ana Couto