Sessão de abertura | Semana ECO-PES 24 de abril | ESE

A sessão de abertura da Semana ECO-PES, na Escola Secundária de Estarreja, decorreu no dia 24 de abril, pelas 10h30, contando com a presença de uma agradável moldura humana, composta por um grupo significativo de alunos acompanhados pelos seus professores, do Diretor do AEE, Jorge Ventura, do adjunto, Alexandre Ferreira, da coordenadora da EC do AEE, Deolinda Tavares, da presidente do Conselho Geral, Vanda Nereu, dos coordenadores dos DT, Judite Ferreira e Paulo Freire, dos representantes da autarquia, Dr. João Alegria, Vice-Presidente, e Dra. Paula Silva, do engenheiro Nuno Vasconcelos, representante da AdRA, professores, alunos, entre outros elementos da comunidade escolar. A sessão foi marcada por dois momentos. 

O primeiro decorreu no átrio exterior, junto da bandeira verde, hasteada no dia 18-11-2022, onde foi feito um breve balanço do trabalho realizado ao longo dos oitos anos, no âmbito do Programa Eco-Escolas. O esforço e a qualidade do trabalho realizado na Escola Secundária de Estarreja, desde 2014, em termos de educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, foi reconhecido pela DGEstE, Direção de Serviços da Região Centro, aquando da auditoria realizada à escola no dia 15 de setembro de 2021, com a atribuição da Excelente classificação de 9,6 valores, numa escala de 0 a 10, simbolizada num azulejo oferecido pela ABAE, no presente ano de 2023.

Este trabalho foi iniciado com a professora Deolinda Tavares, primeira coordenadora do programa Eco-Escolas, presenteada com uma enorme salva de palmas, continuado pela professora Rosário Grilo, que infelizmente já não se encontra fisicamente entre nós, tendo sido recordada e homenageada com um sentido e saudoso minuto de silêncio, seguido de uma enorme salva de palmas. Sucedeu-lhe a professora Sónia Silva, principal protagonista na auditoria realizada, cuja responsabilidade, empenho e dedicação presenteou a escola com este tão nobre e simbólico momento, igualmente aplaudida pelos presentes, apesar de se encontrar, no momento, em serviço na Escola Egas Moniz, em Avanca. Bem-haja às três coordenadoras pelo trabalho realizado!

Procedeu-se à afixação do azulejo no muro exterior, junto da Eco Bandeira e do painel com o Eco Código 2023, seguida da apresentação do Eco-Código, pelos alunos Eco-Conselheiros, e posteriormente pelas intervenções do Diretor do Agrupamento Jorge Ventura e do Vice-Presidente da autarquia, Dr. João Alegria. Ambos, nas suas intervenções proferiram palavras de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos oito anos, em TODAS as escolas do Agrupamento, bem como dirigiram umas palavras aos jovens presentes, responsabilizando-os pela necessidade de mudança de comportamentos e atitudes na escola, em casa, junto dos amigos e no trabalho, enquanto futuros profissionais, sendo condição necessária para a sustentabilidade um comprometimento individual para com as questões ambientais. Enfatizaram a importância das pequenas ações locais e suas repercussões planetárias.

A sessão prosseguiu, num segundo momento, na biblioteca escolar, onde o engenheiro Nuno Vasconcelos, da AdRA, apresentou o novo projeto de parceria com o programa Eco-Escolas, na ESE, “Cada macaco no seu galho”, que pretende sensibilizar para a correta separação dos resíduos enviados para a rede de saneamento. Procedeu, ainda, à inauguração da exposição fotográfica, no âmbito do projeto de parceria, pelo segundo ano consecutivo, “H2O, uma fórmula, diferentes olhares”, iniciado no ano letivo transato pela professora Lúcia Rebelo, no âmbito do projeto de Cidadania da sua direção de turma.

A sessão terminou com um momento musical, animado pelo professor Eco-Conselheiro, Tiago Silva, e um simpático e dedicado grupo de alunos Eco-Conselheiros, seguido de um momento gustativo, preparado pela professora Rosa Correia, coordenadora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, sua equipa de trabalho e alunos, no Restaurante Pedagógico. 

Os participantes foram convidados a visitar o espaço reservado às exposições, na biblioteca e no polivalente, com temáticas bastante ricas e diversificadas.

Acresce referir que a turma do 12ºA de Química, com o professor Márcio Mendes, assistiu a uma sessão intitulada “Produção e Aplicação de Polímeros Termoplásticos”, com a palestrante Cristina Costa, da Cires-Pacopar.

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

 

Eco Equipa,

António Regalado, Fátima Silva e Glória Silva