Sessão de encerramento | Semana ECO-PES | 28 de abril | ESE “H20, uma fórmula, diferentes olhares” | Atribuição de prémios

Depois de uma semana preenchida com ricas e diversificadas atividades, decorreu, na Biblioteca Escolar, às 15h15, a sessão de encerramento da Semana ECO-PES, contando com a presença do Diretor do AEE, Jorge Ventura, da coordenadora da EC do AEE, Deolinda Tavares, da presidente do Conselho Geral, Vanda Nereu, dos representantes da autarquia, Dr. João Alegria, Vice-Presidente, e Dra. Paula Silva, da engenheira Patrícia Figueiredo e Catarina Graça, representantes da AdRA, Elizabete Costa, coordenadora do PES, Sandra Matos, coordenadora técnica dos serviços administrativos, Otília Saramago, chefe e representante dos assistentes operacionais, Rosa Correia, coordenadora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, e seu colega Jorge Silva, Elsa Andrade e seus alunos, alunos participantes no concurso “H20, uma fórmula, diferentes olhares”, e seus familiares, entre outros elementos da comunidade escolar.

A equipa de trabalho começou por fazer um breve resumo e balanço do trabalho realizado ao longo semana. Agradeceu aos vários parceiros do programa Eco-Escolas, com destaque para os presentes, o município de Estarreja e a AdRA.

A sessão prosseguiu com a entrega de prémios aos vencedores do concurso fotográfico “H20, uma fórmula, diferentes olhares”, promovido pela AdRA. Participaram cerca de sete dezenas de alunos e três professoras. Os vencedores em cada uma das três categorias a concurso foram: Tiago Costa, do 7ºE, Tomás Martins, do 10ºE, e professora Glória Silva. Os prémios foram entregues pela engenheira Patrícia Figueiredo, a qual dirigiu uma palavras aos jovens presentes, alertando para a importância da poupança e preservação da água, recurso indispensável à vida. À escola foi oferecido um cheque no valor de trezentos euros. Acresce referir que todos os participantes foram presenteados com um brinde de participação no concurso, um cantil e uma saca em tecido.

Seguiram-se as intervenções do Diretor do Agrupamento, Jorge Ventura, e do Vice-Presidente do município, Dr. João Alegria.

A equipa de trabalho dirigiu um profundo e sentido agradecimento pelo apoio, colaboração, partilha e entreajuda a todos os presentes, desde a direção, ao município, à AdRA, aos serviços administrativos, ao pessoal auxiliar, aos docentes, aos alunos, à equipa PES, ao Curso de Cozinha e Pastelaria e demais colaboradores, sem os quais o trabalho desenvolvido ao longo do ano e, em particular durante esta semana, não seria possível. Às docentes Licínia Santos, Ana Almeida e Sandra Fagundes, dirigiu um especial agradecimento por nos presentearem com a dança do Chá-Chá-Chá em roda, duas vezes ao longo da semana, resultado de muitas horas de trabalho extra, e ao fantástico grupo de Eco-Conselheiros, alunos e docentes, que tornam tudo mais fácil e divertido!

A sessão encerrou com um lanche preparado pelos docentes Rosa Correia e Jorge Silva, com as turmas dos CP de Cozinha e Pastelaria, que abrilhantaram a semana com uma ementa saudável e recheada de sabor, que deleitou o pessoal docente e os convidados, bem como adocicaram todos os momentos mais formais/palestras, com um delicioso sortido de bolachas.

Ao longo desta semana, foi reiterada a ideia de que as nossas escolhas importam e as nossas ações fazem a diferença. Enquanto cidadãos, escola, município e parceiros, cabe a cada um participar ativamente na construção de um futuro sustentável e de um mundo para todos.

Reiteramos, mais uma vez, as palavras dos Eco Conselheiros, 

‘Se queremos um mundo melhor, devemos ser melhores para o mundo’.

 

Bem-haja a Todos os que tornaram esta semana possível.  

 

Eco Equipa,

António Regalado, Fátima Silva e Glória Silva