Sessão de esclarecimento - Avanca

Na sequência da preparação do ano letivo 2020/2021, a Câmara Municipal de Estarreja e o Agrupamento de Escolas de Estarreja promoveram e realizaram, hoje, dia 8 de setembro, no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, uma sessão de esclarecimento sobre funcionamento do novo ano escolar dirigida a pais e encarregados de educação, afetos à área de abrangência do agrupamento.

Perante um auditório cheio, e num contexto de grande incerteza acerca do desenvolvimento da pandemia e face aos naturais receios e apreensões, a sessão foi iniciada pelo Diretor do AEE, Dr. Jorge Ventura, com uma intervenção marcada pelos esclarecimentos e orientações claras, objetivas e sensatas, para fazer face a situações decorrentes de uma previsível segunda vaga da pandemia.

No decurso da sua comunicação, Dr. Jorge Ventura, enfatizou por diversas vezes, que embora, a recomendação atual de distanciamento físico deva ser respeitada, não podemos perder de vista a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e dos jovens, bem como a garantia do seu bem-estar e direito à socialização. É essencial considerar que, as interações e as relações que as crianças e os jovens estabelecem com os colegas e adultos, (professores, assistentes operacionais e técnicos, …), são a base, oferecendo condições e suporte para uma normal e desejável aprendizagem e desenvolvimento, como vertentes indissociáveis à missão maior da Escola. A interligação das características intrínsecas de cada criança (o seu património genético), do seu processo de maturação biológica e das experiências de aprendizagem vividas, faz de cada criança e jovem um ser único, com características, capacidades e interesses próprios, com um processo de desenvolvimento singular e formas próprias de aprender.

O Agrupamento encontra-se a trabalhar para que a abertura do ano letivo 2020/2021 corra da melhor forma possível, assegurando acesso e qualidade de educação para TODOS os nossos alunos, exigindo, no entanto de cada um de nós o dever cívico de termos comportamentos responsáveis. Com o empenho e a colaboração de todos os intervenientes, encontraremos, com certeza, a melhor resposta a cada um dos desafios neste ano tão exigente dada a imprevisibilidade da pandemia de Covid-19.

Juntos somos muito mais fortes, disse Jorge Ventura, na conclusão da sua intervenção.

Após os esclarecimentos e informações do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, a sessão seguiu com as intervenções do Sr. Vereador da Educação, Dr. João Alegria, e dos enfermeiros, Dr.ª Sandra Borges e Dr. Carlos da equipa da Saúde Escolar.

Sucedeu-se um momento de perguntas e respostas, com os oradores a destacarem a importância que, os pais e encarregados de educação devem ter, cumprir, fazer cumprir e vigiar as medidas de proteção contra a covid-19, numa atitude colaborativa, também, com os educadores e professores dos seus educandos, para o cumprimento das regras estabelecidas, e para que em todas as circunstâncias seja promovido o respeito mútuo em situação não só de sala de aula como fora dela.

Ficaram os votos de um excelente ano letivo para todos!