Teatro "Água" - Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire

Com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos uma experiência cultural única, estimulando a criatividade e a paixão pelo teatro, assim como, sensibilizar para a problemática da falta de água extrema que poderá surgir no futuro, o Coordenador do Programa Eco-Escolas da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, Paulo Quelhas, convidou a Associação Cultural Quinto Palco a apresentar aos alunos do 6º ano de escolaridade um excerto da Peça de Teatro “Água”.

A encenação criada na nossa biblioteca retratou um possível futuro, que conseguimos prever:

“Num mundo distópico onde a vida foi substituída pela luta e pela sobrevivência.
Os tempos são secos e inóspitos… as pessoas estão secas e solitárias…
O mundo perdeu o equilíbrio…
A Água é um bem escasso, super valioso, um verdadeiro diamante…
Estamos no ano de 2070, podemos ser jovens, mas a nossa aparência é de alguém precocemente envelhecido.
Temos sérios problemas de saúde porque bebemos muito pouca água.
Resta-nos muito pouco tempo.
Hoje somos das pessoas mais idosas neste planeta.
Quantas gerações mais conseguirão sobreviver?
E o futuro de quantas gerações estamos dispostos a assegurar?
Quantas águas estão dispostas a poupar para que ela nunca nos falte?”

Os alunos concluíram que a falta de água pode resultar em problemas sérios, como escassez de recursos hídricos, impactos na agricultura, dificuldades no abastecimento público e ecossistemas prejudicados. Esta situação pode levar à criação de líderes ou pessoas influentes que irão controlar e dominar a pouca água existente no mundo.

A falta de água pode ter um impacto significativo na higiene pessoal. A água desempenha um papel crucial na limpeza e na manutenção da higiene do nosso corpo.

A falta de água pode ter um impacto significativo na produção de alimentos e, consequentemente, afetar a nossa alimentação.

A falta de água afeta a produção de matéria-prima, e consequentemente a indústria do vestuário. E por outro lado, tem um enorme impacto nas operações comerciais.

A água é fundamental nas várias áreas da prestação de cuidados de saúde. A falta de água pode ter impactos significativos na saúde humana e, consequentemente, afetar as diferentes funções físicas e mentais do nosso corpo.

Imaginar um mundo sem água é uma tarefa desafiadora, pois a água é um elemento essencial para a vida na Terra.

Sem água a vida, tal como a conhecemos, seria impossível.

É importante destacar que esta peça de teatro é um cenário hipotético extremo.

A água é um recurso limitado e vulnerável que requer uma gestão cuidadosa para garantir a sua disponibilidade sustentável.

A consciencialização e ações para preservar e conservar a água são fundamentais para evitar cenários como os criados nesta apresentação.

Foi um momento inestimável para o crescimento artístico e educacional dos nossos alunos, assim como para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

 

Coordenador do Eco-Escolas EBPDAF - Paulo Quelhas