Blogue educativo no âmbito da Educação Especial

Todos diferentes todos especiais

Numa altura em que as novas tecnologias apresentam tantas potencialidades no ensino, pareceu-me importante dar continuidade a um blogue educativo, um projeto criado em 2008 e dinamizado até 2015 que permitiu motivar e envolver de forma ativa os alunos então com necessidades educativas especiais, abrangidos, atualmente, pelo DL nº54/2018 de 6 de julho, e os seus encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem. Foram vários os indicadores do sucesso deste projeto: o interesse e a adesão manifestada pelo aluno na utilização do blogue, quer em contexto escolar, quer em contexto familiar; o contributo do blogue como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das competências específicas contempladas no RTP/PEI do aluno e o contributo do projeto para a aproximação entre escola/família, em termos de envolvimento/responsabilização do encarregado de educação no processo de ensino-aprendizagem.

O blogue todos diferentes, todos especiais é um projeto que tem como objetivo principal dar voz a estes alunos, uma vez que poderão ter a oportunidade de se dar a conhecer e de crescer com ele. Através dele serão mostrados trabalhos por eles produzidos e atividades em que se envolvam no Centro de Apoio à Aprendizagem e nas turmas em que estão inseridos, bem como apresentados os objetivos, estratégias pedagógicas e recursos relacionados, por mim recolhidos e selecionados. Todo o material digital, fotografia e vídeo, onde apareçam os alunos na realização de atividades tem a devida autorização dos encarregados de educação.

Como este espaço é dos alunos e da comunidade que a envolve espero a sua contribuição com ideias e sugestões.

O blogue encontra-se na morada http://todosdiferentestodosespeciais.blogspot.com e também na página do Agrupamento de Escolas de Estarreja (links).