Um jantar às cegas, o despertar dos sentidos

Uma experiência gastronómica diferenciada, apelando aos sentidos, foi realizada no passado dia 10-11-2023. 

A visão é algo de muito poderoso. Consegue provocar atração ou repulsa, reprimindo os demais sentidos. Comemos com os olhos, diz o ditado. Como a maioria vê o que está no prato antes de o colocar na boca podemos sentir aversão ou atração antes mesmo de comer e sentir o seu paladar. É por isso que existem aqueles que acreditam que algumas experiências gastronómicas precisam ser vividas às escuras.

Foi esse o desafio lançado aos formandos da turma finalista do 12º M do curso de cozinha pastelaria da ESE que com a orientação da professora Rosa Correia e do formador Jorge Silva organizaram, prepararam, confecionaram e serviram um jantar sensorial “Blind Dinner” para os alunos do Curso Profissional de Restaurante/Bar da Escola Secundária Júlio Dinis do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. 

Para todos os comensais foi um momento inesquecível, pois de olhos vendados apenas sabiam o que iam comer quando levavam o garfo à boca. Foi um apurar dos sentidos a participação nesta experiência sensorial gastronómica única. 

Prof. Jorge Silva