Um Mapa-Múndi de Escritores

Os alunos de PLNM (nível A1), no âmbito da disciplina, deram a conhecer a toda a comunidade escolar vários nomes maiores da literatura dos seus países, numa efetiva volta ao mundo que todos uniu em torno do tema da exposição, "Descobrir Escritores", que esteve patente em janeiro e fevereiro na biblioteca da ESE.

Após fazerem as apresentações orais dos escritores em sala de aula, as pesquisas dos alunos foram por eles sintetizadas em tópicos de mais fácil leitura: nome, local e data de nascimento/morte, duas curiosidades sobre a sua vida, a relevância para a literatura nacional. A cada autor foi associada a bandeira do país e a fotografia, bem como um excerto de uma obra escrito na língua materna dos alunos, a marcar a curiosidade sobre o que estaria dentro do envelope. Na exposição, algumas leituras desses excertos foram efetuadas pela voz das alunas (língua materna e tradução em português), às quais se acedia por QR Code individual.

Assim, unidos por um fio comum, pudemos conhecer María Calcaño e Cecilio Acosta (Venezuela), Gabriel Garcia Marquez (Colômbia), Leknath Poudyal, Bhanubhakta Acharya e Laxmi Prasad Devkota (Bangladeche), Rasipur Krishnaswami e Rudyard Kipling (Índia), Syed Jaun Asghar, Amjad Islam Amjad e Muhammad Iqbal (Paquistão).

Fizeram a pesquisa para as fotos e para os textos (colaborando igualmente na organização) os alunos Alishba Javed, Dakshyata Roka, Krisdaly Gutierrez, Maria Pulgar, Parneet Kaur, Sara Escobar, Shahera Javed, Simranjeet Singh, Tahia Ahmed Tiha, Tamanna Begum e Wasefah Javed. Participaram na organização os alunos Gabriel Ignacio Urdaneta Isturiz e Mattias Alejandro Rodriguez Rodriguez.

O grafismo da exposição decorreu das ideias originais das alunas Shahera Javed e Tamanna Begum, que tiveram o acolhimento de todo o grupo.

Posteriormente, os alunos foram "descobrir escritores portugueses" na biblioteca da ESE. A partir da seleção de obras de poetas portugueses, efetuada pela professora, escolheram um excerto, posteriormente lido em sala de aula, uma base importante da prática de leitura expressiva.

 

A professora de PLNM, Teresa Bagão