Veste o Ambiente | 11ºL & 12ºD1, D2 e E Desafio da ABAAE | Eco-Escolas ESE

A ABAAE lança vários desafios às escolas, os quais permitem trabalhar de forma integrada as temáticas da sustentabilidade.

Os alunos do 11ºL, de Geografia e ADR (Ambiente e Desenvolvimento Rural) e os alunos do 12ºD1, D2 e E, de Geografia A, motivados e orientados pelas suas professoras Cláudia Lopes e Isabel Reis, abraçaram o desafio “Veste o Ambiente!”, do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas!”, da Sarah Trading, inserido na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, de 18 e 26 de novembro, cujos trabalhos foram apresentados no evento do hastear da bandeira verde da Escola Secundária de Estarreja, realizado no dia 23 de novembro, que aqui partilhamos.

Bem-haja a TODOS pelo trabalho realizado!

 

P` Equipa de trabalho, 

Fátima Silva

(Eco Coordenadora, ESE)


 

11ºL | Memória descritiva do trabalho realizado

“Os resíduos no planeta decorrentes da industrialização, consumismo exagerado e sobre-exploração dos recursos têm posto a qualidade de vida e até existência em perigo!

Partimos de uma camisola com marcas, rasgada e pensando no impacto dos resíduos, nomeadamente provenientes da indústria têxtil decidimos dar-lhe uma nova vida. Reutilizámos materiais de diversos trabalhos, recortes de revistas e procurámos ilustrar as nossas preocupações de forma sustentável. 

Abordamos nas ilustrações a situação no planeta que tem vindo a agravar-se sobretudo se considerarmos a acumulação dos resíduos gerados pela sociedade. O uso intensivo de plásticos, metais e substâncias tóxicas na indústria têxtil contribuem significativamente para a degradação ambiental. À medida que o tempo passa, os termómetros apresentam temperaturas mais alarmantes, os icebergs derretem e áreas litorais são submersas. Os oceanos transformam-se em depósitos de resíduos, prejudicando não só a vida marinha, mas também a qualidade da água que sustenta toda a nossa vida.

É urgente mudar os nossos comportamentos, se não agirmos agora, o planeta vai morrer. A responsabilidade recai sobre cada um de nós para preservar e proteger este lar que compartilhamos. 

Hoje o planeta existe, mas e amanhã?”

 

12ºano, turmas D1, D2 e E | Memória descritiva do trabalho realizado

“Depois de nos ter sido comunicado, pela professora de Geografia C, um desafio subordinado ao tema “Veste o Ambiente”, do projeto “Roupas Usadas Não estão Acabadas”, integrado no programa Eco-Escolas da ABAAE, como grupo de alunos do 12ºano, turmas D1, D2 e E, abraçámos com entusiasmo a participação no mesmo.

A ideia base foi cada aluno escolher uma t-shirt, em fim de vida, apta para ser reutilizada, dando-lhe um novo espírito, com um valor personalizado de apelo aos “Impactos Negativos das Alterações Climáticas”, usando unicamente materiais ligados com a confeção de roupas.

Os exemplos em foto, são algumas das 21 peças que surgirão com mensagens das consequências das alterações climáticas e com apelos ao esforço conjunto, para tornar a Terra um planeta mais sustentável e melhorar a vida quotidiana dos povos. 

Os trabalhos sujeitos a concurso foram divulgados na atividade “Hastear da bandeira verde” que decorreu na Escola Secundária de Estarreja e serão usados pelo grupo de alunos na Semana Eco-Escolas, a decorrer de 22 a 26 de abril, de 2024.”