Visita de Estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André 9ºAno| 25 de maio de 2022 | ESE

No dia 25 de maio realizou-se uma visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, dirigida aos alunos do 9º ano da Escola Secundária de Estarreja, dinamizada pela disciplina de Geografia em articulação com as disciplinas de História, Cidadania e Desenvolvimento e o Programa ECO Escolas.

No Museu Marítimo de Ílhavo, os alunos observaram objetos relacionados com a pesca à linha do bacalhau, embarcações como os Dorís e Baleeiras, um aquário de bacalhaus do Atlântico e uma coleção de malacologia e de algas marinhas. 

No Navio-Museu Santo André, que fez parte da frota portuguesa do bacalhau de arrasto, descobriram como se realizava a pesca do bacalhau e como viviam os seus tripulantes, de forma interativa e sensorial. Desfrutaram ainda do agradável jardim Oudinot para momentos de partilha e de convívio. 

A pronta e generosa colaboração do Museu Marítimo e do Navio St. André possibilitou aos ECO Conselheiros da ESE, juntamente com os seus colegas e um aluno da Escola Egas Moniz de Avanca, a realização de pequenas gravações para um desafio da ABAE, no âmbito da comemoração dos 25 anos do Projeto ECO Escolas: coreografia para a música “Polar Bears in Beds of Roses”.

A equipa de trabalho agradece aos docentes Helena Pinto, Márcio Mendes, Hugo Faustino, Dulce Tavares, Cidália Fonseca e Patrícia Pereira a disponibilidade para acompanhar os 132 alunos do 9ºano que, ao longo de toda a visita, revelaram um excelente perfil atitudinal.

 

P´Equipa de trabalho,

Fátima Silva, Filipa Maia e Sérgio Teixeira

(Grupo 420)