12.º J – Curso Profissional Técnico de Gestão

VISITA DE ESTUDO: Banco de Portugal e Caves Sandman

No dia 10 de fevereiro, os alunos do 12.º J, Curso Profissional de Técnico de Gestão deslocaram-se em visita de estudo ao Banco de Portugal, filial Porto e empresa Caves SANDMAN, no âmbito dos objetivos do curso e, especificamente, das disciplinas de Gestão e de Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada.

Professoras, Adélia Felgueiras e Rosário Santos e, vinte uns alunos foram recebidos pontualmente, com bastante simpatia e cordialidade, pela Dr.ª Carmem. Excelentes ensinamentos, pois importa garantir a criação de um verdadeiro sistema de proteção à nota e moeda e de prevenção da criminalidade.

Basta TOCAR, OBSERVAR e INCLINAR para distinguir as notas verdadeiras das contrafeitas sem ser preciso recorrer a equipamento especial, através de elementos de segurança (Papel fiduciário – Marcas de água – Filete de segurança – Registo frente / verso – Impressão em relevo – Banda holográfica – Banda holográfica com retrato – Número esmeralda – Janela com retrato – Banda iridescente – Número de série – Microtextos – Tintas fluorescentes); Dada a sofisticação de algumas notas contrafeitas a utilização de equipamento ultravioleta para deteção de fibras fluorescentes na série 1 e série2; O que fazer com notas mutiladas ou danificadas e o que fazer se recebermos uma nota suspeita, foram entre muitas outras, informações preciosas, dicas técnicas extremamente úteis.

De seguida, os alunos visitaram a secção de saneamento existente no Banco onde se procede à seleção das notas consideradas boas para circulação e à destruição das que se encontram em mau estado.

Depois de almoço foi tempo de iniciar visita às Caves do Vinho do Porto Sandeman.

A casa Sandeman foi fundada em 1790 por George Sandeman, membro de uma antiga família escocesa. “Desde o início da sua história, que George Sandeman se destacou pelo espírito pioneiro e empreendedor, sempre em busca de novas formas de inovar e surpreender os seus clientes. Estabeleceu-se desde o início como uma marca de vinho do Porto, o que ajudou a construir reconhecimento e uma reputação de qualidade a nível mundial. Esta preocupação com a imagem transparece também nas suas peças de publicidade. Criativas e irreverentes, muito graças ao Don, a misteriosa figura de capa e chapéu, não deixam ninguém indiferente.”

À saída, a paisagem oferecida pelos Barcos Rabelos ancorados nas margens do Rio Douro, a todos deslumbrou. Houve tempo, ainda, para uma deliciosa visita à Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.

O reforço de um conhecimento multidisciplinar e visão sistémica em áreas tão específicas, captou o interesse de todos os alunos. Estes jovens revelaram interesse e atitude responsável, valorizando a diversidades dos conhecimentos adquiridos.

Prof.ra Rosário Santos