Visita Técnica do 11ºM de SCP | 19 fevereiro 2024

As visitas técnicas são de elevada importância para os alunos de Cursos essencialmente prático como é o de Cozinha e Pastelaria. Permitem que os alunos aprendam de forma diferente, saiam do ambiente escolar e, visualizem novas realidades, novos locais aprendendo, valorizando a região e os seus produtos endógenos e, formarem-se civicamente com as regras de comportamento, socialização e etiqueta.

E, quando planeamos uma visita técnica pretende-se que o dia seja ao máximo rentabilizado e proveitoso a nível de conhecimentos técnicos. Mas, esta visita teve um pedido especial dos alunos da turma do 11ºM: ver neve! Um pedido que, obviamente, não depende de nós mas que, enquanto agentes de formação e educação, tivemos em consideração aquando da organização do roteiro técnico e, assim sendo a turma de 11ºM realizou a visita técnica no passado dia 19 de fevereiro acompanhados pela diretora de turma Judite Ferreira e da docente de SCP Rosa Correia.

O dia começou cedo com a visita à Queijaria dos Lobos, em Oliveira do Hospital, onde os alunos puderam observar e participar na produção artesanal do produto endógeno Queijo Serra da Estrela DOP, entenderam também a importância do cardo na produção do queijo e que o leite da ovelha da raça Bordaleira é o utilizado para o delicioso queijo sendo necessário 5 litros para produzir um queijo Serra da Estrela (com +/- 800gr).

De seguida, seguiu-se o percurso até à Torre – Seia onde as docentes ansiavam poder realizar o pedido dos alunos. Durante a subida todos se questionavam se iriam concretizar esse desejo porque, resultado das elevadas temperaturas que se fizeram sentir a neve que estaria nas semanas anteriores, derreteu. Foi no cume, mesmo no cume que o desejo se tornou realidade e os nossos alunos, alguns pela primeira vez, viram e tocaram na NEVE! Foi um momento tocante observar a alegria, satisfação com que os alunos brincaram com bolas de neve.

Durante a tarde a turma de 11ºM visitou uma unidade hoteleira de 5* Hotel Valverde Santar – Relais Château, também conhecido por Casa das Fidalgas, nascido no século XVII, onde visitaram todas as áreas de F&B e as zonas privadas do Hotel percebendo os circuitos e os serviços que o Hotel proporciona aos seus clientes.

Finalizamos o dia com a visita à Adega Lusovini - Vinhos de Portugal Pedra Cancela também importante para conhecer as castas da região e as possíveis harmonizações com determinadas iguarias. O dia longo, mas repleto de emoções, experiências e aprendizagens para os alunos. A turma de 11ºM teve um comportamento exemplar, esclareceram as dúvidas que foram surgindo ao longo das visitas técnicas e ouviram elogios quanto à postura ao longo das visitas.

 

A diretora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria

Rosa Correia