Webinar “Migrações, Refugiados e Direitos das Mulheres”

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação, mais concretamente no domínio do Voluntariado, a Direção-Geral da Educação (DGE) promoveu e dinamizou, no dia 20 de outubro de 2021, pelas 17.30, um webinar para assinalar o Dia Mundial da Dignidade, subordinado ao tema “Migrações, Refugiados e Direitos das Mulheres”.

Para o evento, a DGE convidou a coordenadora de Estratégia de Cidadania do Agrupamento de Escolas de Estarreja a participar, através do testemunho de 2 ou 3 jovens que contribuísse para uma reflexão sobre o tema abordado (dando, também, a conhecer o trabalho efetuado por eles em projetos desenvolvidos na Escola Secundária de Estarreja, neste âmbito).

Após fazer uma retrospetiva dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento que, no ano letivo anterior, tivessem sido desenvolvidos neste âmbito, a coordenadora da Estratégia de Cidadania desafiou a professora Elsa Andrade a colaborar, porque, no seu papel de Diretora de Turma do 11.º E, implementou e dinamizou um projeto de Cidadania e Desenvolvimento, com múltiplas abordagens sobre Direitos Humanos, Igualdade e Dignidade, trabalhados nas aulas de Inglês e Filosofia. Assim, e como a participação estava limitada a três alunos, foram selecionados três dos projetos mais considerados na turma: um deles ‒ o projeto central e aglutinador de todos os subprojectos,  envolvendo toda a turma, numa atividade autónoma, colaborativa e solidária, cujo produto final foi um vídeo produzido pelos próprios alunos ‒ muito cuidadosamente  apresentado pelo aluno Joaquin Bello, como fundamentação das aprendizagens de Cidadania realizadas (e do seu sentido e valor) e como contextualização das intervenções que se seguiram: a primeira, de Joaquin Bello, intitulada “Not for sale! A dignidade não está à venda”, faz uma reflexão acerca das subtis formas de escravatura moderna, que confundindo uma vida boa (vida com sentido) com uma boa vida (boas condições materiais e financeiras) subverte o sentido da dignidade humana no primeiro mundo, a partir de um exemplo real passado no mundo da alta finança. A segunda, de Duarte Camões e João Silva, intitulada “The search for dignity: trabalho forçado de imigrantes em Portugal”, é uma reflexão acerca das condições indignas em que vivem e trabalham alguns imigrantes, a partir do exemplo real passado recentemente em Portugal com imigrantes em Odemira.

Neste webinar foram ainda intervenientes: o Dr. José Carlos Sousa, Diretor dos Serviços de Projetos Educativos da DGE; a Arquiteta Sara Oom Sousa, em representação da Global Shapers, Community;  o Dr. Tomás Pessoa e Costa, médico interno de Dermatologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, assistente convidado de Medicina na Nova Medical School e, também, pertencente à Global Shapers Lisbon; e a Dra. Catarina Reis de Carvalho, médica de Ginecologia-Obstetrícia no Hospital de Santa Maria, assistente convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e membro da Ordem dos Médicos e do Conselho Nacional de Médicos Internos (que, juntamente com os dois oradores anteriormente referidos, faz parte do Hub de Lisboa dos Global Shapers desde 2017).

Enquanto oradores, partilhando da companhia destes notáveis palestrantes, os três alunos mostraram-se à altura da tarefa, com sabedoria, empatia e capacidade comunicacional. Evidenciaram claramente a relevância que a componente de Cidadania e Desenvolvimento tem no Agrupamento de Escolas de Estarreja e a possibilidade de a integrar transversalmente nas aprendizagens de diferentes disciplinas, enquanto veículo privilegiado de educação para alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e para a promoção de uma cultura cidadã, assente na participação, no pensamento crítico e no investimento nas competências interpessoais e sociais ‒ sem as quais nenhum conhecimento e nenhuma competência técnica ou científica se desenvolve verdadeiramente.

Sobre a atividade de Cidadania em questão, os três alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja fazem uma apreciação muito positiva: «O webinar mostrou ser uma experiência enriquecedora para nós, na qual fomos capazes de testar as nossas capacidades de comunicação e tivemos a oportunidade de transmitir a nossa mensagem a mais de 400 pessoas. Sem dúvida que foi um orgulho para cada um de nós poder representar a nossa escola perante tamanho público e estamos convictos de que deixámos ficar a impressão de que a Escola Secundária de Estarreja, assim como todo o Agrupamento, é, de facto, uma instituição de excelência».

Por conseguinte, tendo este encontro o propósito, para a DGE, de «proporcionar aos participantes momentos de reflexão e aprendizagem, alertando para a temática da Dignidade enquadrada na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, promovendo o diálogo e contribuindo para a melhoria das práticas», podemos entender que o Agrupamento de Escolas de Estarreja, mais uma vez, foi capaz de dar evidências de cumprir a sua missão pedagógica de educação para uma cidadania global, informada, interventiva e comprometida.

 

Prof.ª Deolinda Tavares

Coord. da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola