Workshop com Tiago R. Santos, argumentista, realizador e escritor – Escola Secundária de Estarreja

O argumentista, realizador e escritor Tiago Reis Santos, mais conhecido como Tiago R. Santos, esteve no dia 6 de junho na Escola Secundária de Estarreja, numa sessão/workshop dirigida a alunos do Ensino Secundário.

Tiago R. Santos, depois de uma curta carreira como jornalista, iniciou o seu trabalho de argumentista com Call Girl (2007), filme realizado por António-Pedro Vasconcelos. Escreveu A Bela e o Paparazzo (2010) e Os Gatos Não Têm Vertigens (2014) – projeto com o qual ganhou o prémio Sophia de Melhor Argumento, da Academia de Cinema Portuguesa, e Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores – e as séries, com João Tordo e Hugo Gonçalves: País Irmão (2017) e a série da RTP, comprada posteriormente pela Netflix “Até Que A Vida Nos Separe” (2021). 

Mais recentemente, estreou-se como realizador no filme “Revolta” (2022). A ideia desta sessão partiu do aluno Tiago Almeida, do 11.º D2, um jovem de 17 anos que aspira trabalhar na área do audiovisual como realizador/argumentista. A mesma foi prontamente recebida e desenvolvida pela professora Rosa Mendonça, coordenadora do Plano Nacional de Cinema (PNC), visando este a promoção da literacia cinematográfica portuguesa na comunidade escolar. Recebeu igualmente o pronto acolhimento e incentivo por parte do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, professor Jorge Ventura.

A moderação da sessão foi feita pelo aluno atrás citado, tendo sido abordadas questões relativas à escrita para o grande e o pequeno ecrã (cinema e televisão, respetivamente), além da própria carreira do Tiago R. Santos, com uma ressalva especial para os seus últimos trabalhos.  Na parte inicial da sessão, foi exibida a curta-metragem “Falamos Quando Acabar”, realizada no âmbito da disciplina de MACS na turma D2, do 11.º ano, já amplamente noticiada nas redes de comunicação da Escola.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja encerrou a sessão, pautando a sua intervenção por um discurso motivador e incentivador, centrado no despertar dos talentos, apelando à procura da excelência, à preparação e à antecipação das oportunidades através do investimento no aumento do conhecimento. Descobrir e projetar talentos é, apenas, mais uma prova de como a Educação é assumida e praticada neste Agrupamento, garantindo o compromisso que nos faz querer ser sempre melhores e nos realiza, a todos, a cada dia e em cada momento das nossas vidas.

Depois da sessão, o convidado foi agraciado com um almoço no Restaurante Pedagógico do Agrupamento, no qual estiveram presentes o Diretor do AEE, os professores que assistiram ao workshop e o aluno Tiago Almeida. 

O almoço proporcionou o convívio e experiências gastronómicas únicas, constituindo uma oportunidade para os alunos do 10.º M, do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, futuros jovens hoteleiros, mostrarem e desenvolverem as suas competências. 

 

O Diretor de Turma do 11.º D2 + E

Prof. Paulo Freire