Xadrez na Secundária de Estarreja

A prática do jogo de XADREZ continua a ser uma atividade extracurricular praticada na Escola Secundária de Estarreja. O nosso apreço aos xadrezistas jovens, que regularmente marcam presença no polivalente da escola.  Deixamos nota de alguns das/os alunas/os, que hoje, dia 12 de outubro, tentaram desafiar-se. 

Artur Valente, 7.º A; Yisbelyg Oliveira, 11.º D2; Margarida Pires, 11.º E; Pedro Oliveira, 11.º G; Gil Martins, 11.º G; Filipe Pereira, 12.º H; Rúben Valente, 12.º H.

Vários são os estudos realizados por investigadores universitários que demonstram a importância dos jogos didáticos, nomeadamente, o xadrez, na educação. Dito por especialistas, o xadrez aumenta a criatividade, essencial para a resolução correta, sensata e equilibrada na resolução de um problema. A pessoa criativa consegue “encontrar a unidade na diversidade, perceber afinidades, similitudes, proximidades e relações entre coisas, experiências e fenómenos”. O xadrez, potenciando a criatividade e a imaginação, através da combinação de movimentos/jogadas criativas (originalidade imaginativa, gera variações distintas a cada lance), uma estratégia de pensamento organizado, leva-nos a afirmar, que este jogo desenvolve e estimula as áreas do conhecimento, trazendo benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.  A criatividade cultiva-se, alimenta-se, fomenta-se. 

Este suporte pedagógico, que acaba transcendendo o jogo em si, cada vez mais presente na nossa escola, procura, também, interagir de forma afetiva, comprometida, motivando e desafiando os nossos alunos. 

Se és aluno/a da Escola Secundária de Estarreja e queres aprender a arte de jogar Xadrez de forma simples e dinâmica, contacta com o professor Paulo Freire.

Vais gostar. Quiçá, possas participar de torneios com prémios garantidos.

 

“Levantar novas questões, novas possibilidades, ou considerar problemas antigos sob um novo ângulo, requer imaginação criativa e marcam avanços reais na ciência.” 

Albert Einstein

 

Coord. do Núcleo de Empreendedorismo do AEE

Prof.ª Rosário Santos