XV FEIRA DA JUVENTUDE | Os caminhos possíveis como partida nos 9º e 12º anos

Nos dias 21 e 22 de março, decorreu na Escola Secundária de Estarreja, a 15ª edição da Feira da Juventude. A iniciativa pretendeu divulgar junto da população escolar e da comunidade em geral informações sobre ofertas formativas do ensino secundário e superior, saídas profissionais, esclarecer dúvidas e contribuir para a construção de projetos escolares e profissionais.

Foram dois dias de intensa atividade com exposições, apresentações, palestras e workshops orientados, sobretudo, para alunos do 9º e 12º anos de escolaridade. 

Na manhã do dia 21, a associação Inspiring Future marcou a sua presença com uma mostra formativa do ensino superior na qual estiveram presentes trinta e duas instituições de ensino universitário e politécnico. Simultaneamente, dirigidas aos alunos do 12º ano, decorreram palestras e workshops, sobre a Tomada de Decisão, Exploração do Eu e Proatividade.

Ao longo dos dois dias, os alunos do 9º ano do concelho de Estarreja puderam participar em sessões de apresentação dos cursos Profissionais e Científico-Humanísticos, que o Agrupamento de Escolas de Estarreja tem na sua oferta formativa, e assim aumentar o conhecimento sobre os mesmos, designadamente sobre os seus planos curriculares, possibilidades de prosseguimento de estudos, saídas profissionais e outras informações fundamentais à planificação da escolha vocacional.

O Circo da Física trouxe, no primeiro dia da Feira, um espetáculo de emoção aliado a experiências científicas, que encantaram todos os participantes e despertaram para a área científica.

Em suma, fazemos um saldo muito positivo deste certame, que contou sempre com jovens muito atentos, participativos e interessados em explorar as suas opções formativas e de carreira para a tomada de decisões informadas.

Aqui deixamos um breve registo desses momentos e um agradecimento a todos os envolvidos.

 

A Direção

O Serviço de Psicologia e Orientação