O cinema entrou nas casas das crianças do 1.º CEB… em fase de E@D

Foram duas as sessões de cinema implementadas em fase de E@D, numa fase experimental, no âmbito do PNC (Plano Nacional de Cinema).

A primeira sessão foi implementada no passado dia 5 de março a partir da plataforma online do PNC. Os alunos do grupo turma 2CES-A tiveram o privilégio de serem os primeiros a estrear a plataforma, tendo visualizado três filmes de animação “Pit: O Coelhinho Verde - O Aniversário” (Fernando Correia), “Os dez anõezinhos da tia Verde Água” (Ricardo Neto) e “Eu quero a lua” (Artur Correia). A duração de cada um dos filmes foi de sete minutos, sensivelmente.

Passada uma semana, aconteceu a 2@ Sessão de Cinema, que teve lugar no dia doze com a projeção dos filmes “O Rapaz e a Coruja” (Mário Gajo de Carvalho), “O caldo de pedra” (Artur Correia) e “As duas comadres” (Artur Correia e Ricardo Neto)”.

A duração de cada um dos filmes foi de sete minutos, sensivelmente.

Os alunos tiveram acesso a um bilhete de entrada para assistirem a cada uma das sessões. Também puderam visualizar os filmes confortavelmente sentados no sofá das suas casas. Irmãos mais novos e mais velhos e pais dos alunos também fizeram questão de marcar presença nas duas sessões. Até tiveram direito a pipocas preparadas pelos seus familiares.

Os alunos adoraram estas sessões bem como os filmes. Inicialmente estranharam, uma vez que o tipo de filmes era muito diferente daqueles a que estavam habituados. No entanto, no final de os terem visto tornaram-se fãs dos mesmos, tendo até referido no inquérito “Eu amei, parecia aqueles filmes antigos”.

Foi criado e aplicado um inquérito aos alunos para avaliarem os filmes, no qual atribuíram uma cotação de um a cinco. Os dados deste inquérito foram tratados e registados.

Os alunos avaliaram cada uma das sessões e, na globalidade, referiram que adoraram todos os filmes, tendo sido muito divertido e relaxante. 

Aguardam ansiosos pela próxima sessão, mas desta vez em ambiente escolar presencial.

Alguns pais dos alunos também deram a sua opinião acerca destas sessões, tendo referido, p.e. “A inserção das sessões de cinema foram um momento muito agradável de convívio, para levar os irmãos para as aulas e por incutir este gosto pelo cinema”, “A inclusão do Plano Nacional de Cinema é outro ponto positivo a destacar”, “Gostei muito da iniciativa das sessões de cinema”.

Paula Baptista

 

 

Consultar em PDF